sábado, abril 10, 2010

CRENÇA OU FÉ



Crença tem a capacidade de nos unir, nossas crenças são passíveis de exposição, mas nossa fé não , o que quero demonstrar neste testo, é que tanto o ateísmo como é demonstrado por Dawnkins, quanto o cristianismo como o conhecemos hoje, nas mais facetadas nuances, são crenças !!!

Na crença estamos unidos a outros na mesma corrente institucional ou mesmo intelectual!!, todos orientados em direção ao mesmo objeto de crença, seja ele Deus , osiris, Corinthians ou a Ciência , acabamos compartilhando das mesmas idéias, seguindo os mesmos rituais ou conceitos, arrolados na mesma organização, falando o mesmo dialeto.

Minhas crenças mudam, mesclam-se e transformam-se constantemente. Minhas crenças nascem, reproduzem-se e morrem num plano totalmente independente do desafio que está na fé, porque, toda crença é um obstáculo à fé. As crenças atrapalham porque satisfazem a nossa necessidade de religião, por isso, é muito raro este tipo de indivíduo independente, somos atraídos á forma religiosa seja ela de fé, agnosticismo, ou de ateísmo principalmente o pregado pelos modernos ateus naturalistas.

Minhas crenças são bases de legitimação, que nos mantém seguros no lugar mas nos impedem de seguir adiante – o que, convenhamos, é muito conveniente.

Quem iria em sã consciência escolher abandonar o abraço confirmatório da crença comum, do enunciado empírico, da confirmação científica tatil, e dar um passo em direção à vertigem da fé? ao desafio de tornar-se um indivíduo separado, distinto e singular ?

Não tenho como recomendar a crença; sua única façanha é nos reunir em agremiações atéias, agnósticas ou religiosas, onde cada uma crendo-se mais notável do que a outra e chamando-se de "a melhor opção" afinal eu faço parte dela!

Não tenho como endossar a crença; não devo dar a entender que a espiritualidade pode ser adequadamente transmitida através de argumentos e explicações.

Como eu já disse aqui em outro lugar, jamais conseguirei lhe explicar adequadamente a minha fé!!

O indivíduo que vive no mundo da crença sente-se seguro alí!!afinal tudo está lá tudo foi tocado , foi provado!!.

A fé, por outro lado, é coisa terrível, como disse alguém "ela a fé, ninguém em são juízo deveria aspirar-lá, a fé deixa-me sozinho com um Deus que pode não estar lá".

A fé convida-me a um grau de liberdade que posso não ter o desejo de experimentar.

A fé quer tirar-me da zona de conforto da crença empírica e levar-me para regiões de mim mesmo e de alguns outros aonde não quero ir.

A fé pressupõe a dúvida, a crença exclui a dúvida.

A crença explica sensatamente aquilo em que acredito, a fé exige loucamente que eu prove sem ter certeza...

Na crença sou obrigado a acreditar que um outro está certo, que um outro realmente descobriu , tocou, experimentou!!!!, mas que amarga ilusão é !!, crer que isso possui autenticidade....

Espero que possamos deixar nossas crenças de lado , e aventurarmos na fé em Jesus.

Mas como disse uma vez , quer saber de minha fé? Venha em casa , almoce comigo e com minha família , como dizia meu avô, venha comer um kilo de sal juntos, que ai , você vai entender minha fé.

Sandro Roberto

2 comentários:

  1. A fé move montanhas e muda uma história...fé é simplesmente fé...a minha fé esta dentro de mim.

    Abs

    ResponderExcluir