terça-feira, março 30, 2010

BÍBLIA E SUAS CONTRADIÇÕES



A visão teologizada da Bíblia é um contorcionismo conceitual para administrar a violência imposta à vida humana, ao submetê-la a uma autoridade carente de dinamismo, à uma força histórica e culturalmente muito longe do que estamos vivendo hoje.


A "Palavra de Deus" que chamamos de Bíblia, está cheia de encruzilhadas, contradições, , becos sem saída, e realidades, porque e o retrato da vida de gente como a gente que viveu Deus em suas vidas, em épocas e culturas próprias.

E ainda nos sentimos na obrigação dar um jeito na “Bíblia”, de forma a maquiar suas dificuldades textuais e sua distância cultural em relação ao leitor, ou ainda usarmos estas dificuldades para justificar nossos atos, visões e compreenssões para assim vivermos nossas vidas com consciência limpa em relação a um poder maior!.

Tentamos impor ao interprete bíblico, o moldar sua vida de forma a encaixá-la na visão bíblica, ou pelo menos dar esta impressão.

Entenda -se moldar a vida hoje através da bíblia, pelo que dela se compreende e se institui como fiel interpretação, segundo a religião.

Enquanto vivemos, a Bíblia pode ser compreendida na dinâmica do que experimentamos como indivíduos.

O que ela diz, só faz sentido a partir do que vivemos e experimentarmos dela.

O que acreditamos dizer a Bíblia como Palavra de Deus é apenas o que faz sentido na vida que experimentamos aqui e agora.

A Bíblia e suas contradições, parece ser Deus dando um olé nos religiosos, que tentam ser donos da verdade!, é Deus expondo a incredulidade dos infiéis que teimam não crer!, é Ele libertando os homens das suas certezas, é Deus julgando os "sábios"!e elevando os malucos a realeza!.

A Bíblia é tão incerta quanto à vida, é tão imprevisível, ilógica, imcompreensível quanto o viver de qualquer um de nós.

E é por parecer com a vida, que a faz relevante para qualquer zé mané! ou doutor!

A Bíblia sempre será Deus falando enquanto vivermos!!, principalmente agora através da Palavra encarnada,

Ele, Jesus de Nazaré!!!.

Sandro Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário