domingo, março 28, 2010

LER É TAMBÉM PENSAR



LER É TAMBÉM PENSAR


Reaprendendo lições de leitura e criações de textos aprende-se que o recurso linguístico da ironia é usado propositalmente para criar conflito entre a idéia dita e a que se quer dizer. Aprova-se algo que quer negar!!!.

Aquele que se propõe a ler deve estar atento no recurso da ironia, deve entender o que se disse como o contrário do que se quis dizer.

Estava semana passada, comentando com meu filho de 17 anos que sinceramente não sei aonde vai chegar o nível dos leitores cristãos e não-cristãos!!!!!!!, estamos cada vez mais simplificando os textos, vejo meu filho do meio conversando no MSN, fico abismado com essa nova lingua, daqui a alguns dias teremos não só a Bìblia na linguagem de hoje, mas a teremos na linguagem dos Chats e Msns.

Os leitores comuns mal conseguem chegar ao nível sensorial (leitura simplista, resposta imediata às ofertas que os textos básicos oferecem) , já o nível emocional se torna raro, aonde a leitura passa pela crítica da experiência individual anterior ao que se lê.

Mas é na observação destas peculiaridades do leitor que percebemos sua maturidade, e apreciação perante o que se lê, respeito às características do texto , sua beleza e linguagem.


Misturando-se todos os níveis consegue-se uma boa leitura, que faz com que aquele que lê conheça o texto, atenta-se as suas características, e compara com tudo o que já leu.

"Acho que relembrar o que se estudou na escola, é o que falta, pra muitos “ .



“LER É TAMBÉM PENSAR”



Escrever sem pensar é terrível, escrever sem ler é pior.

Sandro Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário